Retrospectiva literária de 2023
Listamos 10 fatos mais marcantes da literatura (para nós, obviamente!)
Depois do Melhores do Ano, entramos no modo Retrospectiva 2023! Paramos pra pensar nos fatos relacionados à literatura que mais nos marcaram, e também nas coisas que aconteceram com a gente este ano.
Foi um ano e tanto! Bora relembrar?
1 - Renascimento do Ministério da Cultura, conduzido por Margareth Menezes que, aliás, se tornou imortal da Academia Brasileira de Cultura.
2 - Conceição Evaristo eleita intelectual do ano. A escritora recebeu o Troféu Juca Pato com a publicação “Canção para ninar menino grande” e se tornou a primeira mulher negra a receber a premiação. Nós falamos sobre ela num dos primeiros episódios do Posfácio:
E também recomendamos muito a entrevista da Conceição para o Mano Brown:
3 - Ailton Krenak eleito para a Academia Brasileira de Letras. 2023 e pela primeira vez temos um indígena como imortal. A gente recomenda esse episódio do podcast Angu de Grilo em que Krenak conta como foi esse processo:
4 - Heloísa Teixeira toma posse na Academia Brasileira de Letras. A intelectual feminista recebeu o diploma das mãos de Fernanda Montenegro. Esse episódio da Ilustríssima é ótimo para entender o pensamento dessa mulher:
5 - Jovens mulheres premiadas pela Academia Catarinense de Literatura. Ieda Magri recebeu o prêmio de melhor romance com “Um crime bárbaro”; “Marinheira de açude”, de Michelli Provensi, foi escolhido melhor livro de contos; e na poesia, venceu “Tanatografia da mãe”, de Isadora Fóes Krieger. Nós falamos sobre elas e a premiação neste episódio da série especial do Posfácio Podcast sobre literatura catarinense:
6 - Lançamento de livro inédito da Carolina Maria de Jesus. A Companhia das Letras lançou o romance “O escravo”, no qual a escritora apresenta uma história de amor e desilusão entre dois jovens de classes sociais distintas.
7 - Pagu homenageada na Flip. Escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista e jornalista brasileira, ela teve esse reconhecimento mais que merecido. Bora ouvir Santa Rita [Lee], que nos deixou esse ano, cantando “Pagu” com Zélia Duncan?
8 - Silvia Federici no Brasil. A intelectual feminista italiana veio lançar dois livros e aproveitou pra hablar muito, inclusive sobre temas como Inteligência Artificial. Indicamos esse episódio do Grifa Podcast sobre uma de suas obras mais conhecidas, “Mulheres e caça às bruxas”:
9 - Angela Davis no Brasil. Em julho, a intelectual feminista marxista esteve no 18º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) em Salvador, e encontrou Conceição Evaristo e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
10 - Catarinenses finalistas do Jabuti. Teve muita gente representando SC no maior prêmio literário do país. Conheça os nomes e obras aqui!
Retrô do Posfácio e um pedido para 2024
2023 foi um ano incrível para o Posfácio! Pega esse resumo:
Lançamos uma temporada especial do Posfácio Podcast incentivando a leitura de livros escritos por mulheres. Começa com a Andréa Del Fuego:
Fomos aprovadas no programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ e Meta;
Criamos nossa empresa, o Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio;
Lançamos um novo produto, o podcast Histórias Plurais. Ouça o primeiro episódio:
Lançamos a série especial do Posfácio Podcast sobre Literatura Catarinense:
Fomos aprovadas no programa Google News Initiative.
Preparamos esse vídeo pra você relembrar essa saga com a gente:
Em 2024, estaremos em busca da sustentabilidade financeira da nossa firma, e de segurança para irmos em busca de novas histórias para contar.
Você pode nos apoiar nessa missão!
Junte-se ao grupo de apoiadores recorrentes no apoia.se/posfaciopodcast. Doando R$ 10 por mês, você concorre a um combo de livros todos os meses.
Se você não pode apoiar de maneira recorrente, mas quer dar aquela força pontual, faça um Pix para 51571965000175 (CNPJ).
Essas doações nos ajudam muito a bancar as despesas mensais da empresa e nos fortalecem para irmos em busca de projetos e apoios robustos, que financiem produções de qualidade e também nos paguem pelas horas que dedicamos ao Posfácio Hub e a vocês!
A todas as pessoas que já nos apoiam, nosso agradecimento enorme! Vocês não têm ideia do quanto isso é importante e nos motiva a seguir em frente nesse sonho de fazer jornalismo cultural e focado em direitos humanos de maneira independente e com qualidade.
Muito obrigada e um lindo 2024!
Stefani e Carol