Conheça autores e autoras de SC que estão entre semifinalistas do Prêmio Jabuti
A literatura produzida a partir de Santa Catarina é destaque no maior prêmio literário do Brasil
A gente tem falado muito sobre a importância da literatura, de ficção ou não, produzida a partir de Santa Catarina. Dedicamos uma série inteira do Posfácio Podcast a esse assunto. Na última quinta-feira, dia 9, saiu a lista de semifinalistas do Prêmio Jabuti, e nomes catarinenses aparecem entre eles!
A jornalisa Juliana Dal Piva concorre na categoria Reportagem com o livro "O Negócio do Jair". Nós falamos sobre o livro nesse episódio:
Na categoria Romance Literário, tem a nossa querida Ieda Magri concorrendo com "Um crime bárbaro", e Cristóvão Tezza com "Beatriz e o poeta". Na nova série do Posfácio, tem um episódio com a Ieda:
Na Literatura Infantil, Guilherme Karsten concorre com "Você é um monstro?", e Celso Vicenzi com "Voar na imaginação", ilustrado por Andrea Honaiser.
Na Tradução, SC também é destaque. A tradução de “Abobrificação do divo Cláudio” nasceu de projeto de extensão da área de latim da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é assinada pelos professores Luiz Queriquelli e Pedro Heise e pelos formados em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC Miguel Mangini e Maria Helena Adriano.
A tradução de “Finnegans Rivolta” foi organizada pela professora da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, assinada pelo Coletivo Finnegans, que além de Dirce, é composto por Afonso Teixeira Filho, Andréa Buch Bohrer (com mestrado e doutorado em Estudos da Tradução na UFSC), André Cechinel (professor da UFSC), Aurora Bernardini, Daiane de Almeida Oliveira Bohrer (com doutorado em Estudos da Tradução na UFSC), Fedra Rodríguez (com mestrado e doutorado em Estudos da Tradução na UFSC), Luis Henrique Garcia Ferreira, Tarso do Amaral, Vinícius Alves e Vitor Alevato do Amaral.
A gente também tem um episódio do Posfácio sobre tradução, com nosso amigo Carlão Rutz:
Todos esses nomes e trabalhos mostram a grandeza da literatura produzida por aqui. Leiam autoras e autores locais: é gostoso demais!
E tem livro de semifinalista pra quem nos apoia!
Fica, vai ter sorteio! Na nossa campanha de financiamento coletivo, temos a meta de atingir R$ 1,5 mil por mês em apoios. Isso é necessário pra que a empresa Posfácio Hub tenha condições de se manter e continuar elaborando novos projetos para captar recursos e colocar novos episódios, tanto do Posfácio Podcast quanto do Histórias Plurais, no ar.
E claro que tem recompensa! Doando a partir de R$ 10 por mês, você concorre a combos de livros de editoras como a Campanhia das Letras, Boitempo e Relicário, que são nossas parceiras, e obras da literatura catarinense. Essa é a recompensa física. A moral é você incentivar o jornalismo cultural e compromissado com causas sociais, feito por mulheres e independente!
O combo de novembro tem livro até da semifinalista do Jabuti, Ieda Magri!
Saiba mais sobre os livros que fazem parte desse combo:
“Uma exposição”, Ieda Magri (Relicário): Uma mulher de 40 anos revisita a família e participa do processo de preparação dos alimentos para uma grande festa. Entre as imagens da infância camponesa e do presente, ela se coloca simbolicamente no lugar do animal sacrificado e faz o exercício, com Elizabeth Costello, personagem de Coetzee, de ver o coração como “lugar de uma faculdade, a simpatia, que, às vezes, nos permite partilhar o ser do outro”. Uma exposição é tanto uma curadoria do material recolhido nessa viagem quanto o dar-se a ver numa situação familiar e incômoda. “Numa espécie de lapso, não dura mais que um segundo, projeto a imagem do meu próprio corpo no lugar do corpo do boi. Estremeço ao me ver sem pele, sem entranhas, mas lembro da inconsciência e o tremor passa, o horror não se instala.”
“Mata doce”, Luciany Aparecida (Companhia das Letras): No primeiro romance que assina com o próprio nome, Luciany Aparecida narra, com uma prosa lírica e de força singular, os trágicos acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia. Mata Doce é um romance épico, delicado e poderoso, que entrelaça passado e presente em uma obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea.
“Ventos do Apocalipse”, Paulina Chiziane (Companhia das Letras): Violência, miséria, abandono. Esse é o pano de fundo do segundo romance de Paulina Chiziane, que retrata de forma dilacerante os terrores e traumas de uma guerra civil.
“A loteria e outros contos”, Shirley Jackson (Companhia das Letras): Com uma habilidade ímpar, Shirley Jackson vai do hilário ao horripilante para demonstrar seu poder de contar histórias.
O sorteio será realizado na próxima sexta-feira, dia 17, na página do Posfácio no Instagram! Se você apoiar agora, ainda dá tempo de concorrer a esse combo!
Obrigada!
Stefani
Notícias bairristas que amamos!