Você quer ganhar livros?
Seja uma pessoa culta, assine o Posfácio e não é só issooooo: concorra a prêmios todos os meses!
Olá, posfaceiras, posfaceiros e posfaceires! Bom, se você nos acompanha há um tempo, sabe que esse podcast nasceu de uma forma independente e que nossa equipe somos nós mesmas: Carol e Stefani. Sim, a gente produz, pesquisa, lê, estuda, organiza, posta, edita e faz mil malabarismos nos bastidores pra entregar episódios cheio de informações e dicas legais.
Esse programa de duas mulheres na luta por um mundo de mais acesso à literatura exige tempo e investimento. Por enquanto, estamos aí na lida dividindo os custos com o dinheiro suado dos nossos trabalhos formais. Mas, como temos boletos a pagar, pensamos que seria uma boa ideia ter posfaceires como apoiadores. Então, lançamos uma linda campanha com esse vídeo maravilhoso produzido e editado por nosso amigo Marco Favero:
O Marco é o último amigo a quem queremos pedir favor. Muitos deles já estão contribuindo e isso fez nossos corações transbordarem de alegria, mas a gente quer dar oportunidade pra que esses profissionais recebam em dinheiro pelo trabalho incrível que fazem. Temos a sorte imensa de sermos cercadas por pessoas talentosas e generosas (que estão disponíveis para freelas, diga-se de passagem), mas a gente sabe que trabalhar de graça não é justo, nem aceitável. E é aí que você entra.
Doando R$ 10 por mês, você participa de sorteios de livros somente entre as pessoas que apoiam financeiramente o Posfácio. Apoie financeiramente o Posfácio se você puder, nos siga nas redes sociais (Instagram e Twitter), nos siga nos tocadores, ouça e compartilhe os episódios (custa zero reais). Para participar é só clicar aqui: https://apoia.se/posfaciopodcast.
A história do Posfácio
Se você quer saber mais como nosso projeto surgiu, a Stefani escreveu sobre isso:
Era mais ou menos final de setembro de 2021 quando a Carol Passos soltou no ar pra Stefani Ceolla, como quem diz "será que chove hoje", a ideia de fazermos um podcast sobre literatura. Nenhuma de nós tinha tempo sobrando, mas uma coisa era fato: precisávamos encaixar na nossa rotina, dominada pelo trabalho, pelos medos vindos com a pandemia, pela revolta com a política nacional, algo que nos fosse prazeroso, que nos motivasse. Precisávamos criar. Foi por isso que a Stefani topou, mesmo tendo apenas uma vaga ideia de como se fazia um podcast. A Carol já tinha certa experiência, e então fomos em frente.
No começo, nos dedicávamos a falar de nossa experiência com os livros. A importância deles em nossas vidas, o que gostamos de ler, o que não gostamos de ler, etc. Mas a gente não podia só "se jogar". Se tem uma coisa que temos em comum é sempre querer fazer tudo muito bem feito.
Precisávamos de um nome e jogamos a ideia do podcast nos grupos com amigas e amigos mais próximos. Foi assim que a Karine Wenzel deu a ideia de "Posfácio". Achamos perfeito!
Precisávamos de uma identidade visual, e nossa amiga, designer e jornalista Ângela Prestes criou a ilustração que nos acompanhou por duas temporadas. É linda, é a nossa cara, e virou até animação feita pelo Marco Favero:
Ao fim da primeira temporada, com a audiência crescendo e a coisa parecendo querer ficar séria, precisávamos de fotos para que as pessoas nos conhecessem. E nossa amiga e excelente fotojornalista Betina Humeres prontamente aceitou nosso pedido e embarcou na ideia de fazermos essas imagens no Centro de Floripa, em lugares que gostamos.
Foto: Betina Humeres
Não tínhamos um centavo pra investir no podcast, mas tínhamos ideias, boa vontade e, como puderam perceber, amigas e amigos que embarcaram com a gente.
Foi por isso que na segunda temporada chamamos alguns dos nossos melhores amigos e amigas pra participar. Vimos o que deu certo na primeira, o que deu errado. Percebemos no que podíamos investir. A Carol comprou um microfone, a Stefani ganhou um das então colegas de trabalho.
Inesperadamente, duas coisas muito loucas aconteceram:
1 - Na retrospectiva do Spotify em 2021, descobrimos que o Posfácio ficou na 23a melhor posição e durante 6 dias ficou no topo das paradas. A gente só pensava "como assim?"
2 - Nos inscrevemos em vários projetos de parceria com editoras de todo o país. Recebemos muitos nãos, mas quando o sim veio, foi da Companhia das Letras. Passamos a fazer pare do Time de Leitores 2022 e a receber livros incríveis, o que nos poupou o investimento que fazíamos para comprar essas obras.
Paralelamente a isso, fomos recebendo feedbacks cada vez mais legais, de gente próxima e também de desconhecidos, até de autoras e autores sobre os quais falamos, e tudo isso fez com que tivéssemos a vontade de ir além. A Carol até deu entrevista pro Alexandre Matias e a gente participou de um lançamento da editora Humana.
Em junho, nossa amiga Simone Feldmann, que há pouco tempo abriu o Matraca Estúdio, aqui em Floripa, nos convidou pra conhecer o espaço e gravar lá um episódio. Nosso amigo e fotojornalista Marco Favero nos acompanhou, fez fotos e vídeo e até participou da gravação. Saiu o teaser lindo de lançamento da terceira temporada, que está no início dessa news e veio junto com o aceite de escritoras e escritores que admiramos muito em participar dos próximos episódios.
Não vamos nem contar quantas amigas e amigos citamos aqui, além daqueles que nos apoiaram até agora de diferentes formas, mas é essa galera que nos inspira, nos motiva, faz a gente perceber que o negócio tá funcionando e ter vontade de seguir em frente.
Obrigada, amigos queridos. Amamos vocês <3