Sobre livros, jornalismo e amizades além da redação do jornal
No novo episódio do Posfácio, nossa convidada é a brilhante e necessária jornalista Dagmara Spautz, que temos a honra de chamar de amiga
Olá!
Nós - Stefani e Carol - nos conhecemos em uma redação de jornal. Trabalhamos juntas, começamos a ir e voltar juntas do trabalho, a beber depois do trabalho, a rir e comprar brigas durante o trabalho, e uma amizade muito bonita e natural nasceu. Foi naquele ambiente bastante romantizado, por vezes hostil, mas sempre animado, que nos encontramos. E descobrimos muitas coisas em comum.
Uma delas é a importância da admiração em nossas relações pessoais e profissionais. Temos a necessidade de admirar profundamente quem nos rodeia, de impulsionar essas pessoas e de nos sentirmos impulsionadas por elas. Nossas amizades são baseadas nesse apoio mútuo - em nos sentirmos acolhidas em nossas fragilidades e também em nossas conquistas.
Essa amizade que nasceu no caos da redação não rolou só entre nós, e no novo episódio do Posfácio tivemos a honra de ter como convidada uma amiga jornalista que continua na linha de frente, no online, no impresso, na TV, no rádio. Ela trabalha e trabalha e trabalha, e enfrenta cada coisa absurda, mas sem perder a ternura. É a necessária Dagmara Spautz. Dêem o play agora!
Nós conversamos sobre livros-reportagem que nos marcaram, sobre nossa relação profissional e sobre o momento atual do jornalismo, que resiste, apesar de tudo. Rimos muito e matamos um pouco a saudade, mesmo online!
Os livros citados são:
“Estação Carandiru”, de Drauzio Varella
“Rota 66”, de Caco Barcellos
“O caso Evandro”, de Ivan Mizanzuk
“A máquina do ódio”, de Patrícia Campos Mello
“Hiroshima”, de John Hersey
A Companhia das Letras nos notou!
BABADOOOO! Gente, fomos notadas! Nos inscrevemos em programas de parceria de algumas editoras que gostamos, e a Companhia das Letras nos selecionou para fazer parte do Time de Leitores 2022. Isso significa que receberemos livros quentinhos da editora, e teremos assim ainda mais conteúdos pra conversar com vocês no podcast.
Estamos muito felizes e agradecemos a todas, todos e todes que nos acompanham!
Grande beijo!