Projetos literários pra você conhecer e apoiar agora!
Selecionamos cinco trabalhos que toda pessoa que gosta de literatura precisa ficar por dentro
Tem muito projeto literário bom sendo criado por gente que tá fora do radar das grandes editoras, contando com apoio de pessoas leitoras como nós para que essas ideias saiam (ou entrem) do papel. Nessa newsletter, a gente reuniu livros e outras ações que são feitas pelas próprias autoras, autores e produtores de conteúdo para viabilizar financeiramente seus projetos. Confira e, se puder, apoie!
“deus não dirige o destino dos povos”, de Marcelo Labes
Está aberta no Catarse a campanha de financiamento coletivo para o novo livro de Marcelo Labes, autor de “Três porcos”, que recebeu o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional em 2021, “Paraízo-Paraguay”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020, e “Enclave”, finalista do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Poesia. “Deus não dirige” é seu terceiro romance e conta a história de Tomás, um jornalista mediano que se depara com uma caixa na frente da porta de seu apartamento, a partir da qual é enviado para uma história que lhe pertence e que ele ignora: dos campos de batalha da Segunda Guerra à perseguição dos “comunistas de Blumenau”.
Ouça o episódio do Posfácio com Marcelo Labes:
“Recordações do escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto
Também no Catarse, tem a campanha para financiar a edição inédita do livro de estreia do Lima Barreto, pela Campos Editora. “Recordações do escrivão Isaías Caminha” é um livro extremamente atual e revolucionário, uma obra que critica as instituições de poder e o racismo estrutural do nosso país. Durante a história, Isaías Caminha se muda para o Rio de Janeiro e começa a trabalhar como escrivão em um jornal da época. Assim, ele nos conta as diversas contradições que existiam nesse ambiente de trabalho.
“Tanatografia da mãe”, de Isadora Krieger
Você pode comprar diretamente com a autora o livro "Tanatografia da mãe", que tem como tema central a relação mãe/filha. Segundo Isadora, “a partir daí outros lugares surgiram: a Carta, o enigma, a criança, a casa, a letra, o amor, a falta, a morte, o luto, o Inconcebível, deus”. Em seu Instagram, ela conta que “foi através deste livro que testemunhei os encontros intensos entre a escrita e a vida, a ponto de em certos momentos não conseguir discerni-las”.
“Como o poema”, de Lilian Sais
O podcast "Como o poema", de Lilian Sais, é focado na escrita de poesia feita por mulheres. O conteúdo investiga processos criativos e trajetórias de poetas contemporâneas. Em 2023, Lilian produz a quarta temporada, com episódios quinzenais sobre projetos de livro. Agora, ela lançou uma campanha no Apoia.se para que as pessoas possam apoiar esse projeto! Ouça o podcast aqui:
*ALERTA DE SPOILER: Lilian estará na nova temporada do Posfácio!
Posfácio Podcast
Achou que a gente não ia puxar a sardinha pro nosso lado? Achou errado! Em 2023, temos uma meta: precisamos de 40 apoios de R$ 10 mensais cada para garantir a quarta e a quinta temporadas. A partir de R$ 10 por mês, você apoia a edição do nosso podcast, o jornalismo cultural e a literatura, e ainda concorre a sorteios de livros exclusivos todos os meses. Faça parte desse clubinho literário: clica aqui e participe!
ATENÇÃO: Em março, estaremos de volta! Até lá, aproveite para maratonar o Posfácio.
Beijos e até a próxima,
Carol e Stefani