Nina Rocha e a literatura feita por quem observa a cidade
Escritora e jornalista mineira, autora de "Papeis" e "Em obras", conta como encontra suas histórias
Nina Rocha - foto Mateus Lustosa/Divulgação
Nina Rocha é uma mulher que anda muito de bike pelas ruas de Belo Horizonte. Tanto, que faz da capital mineira um dos seus personagens principais. Torcedora do Galo, bordadeira, cronista, contista e repórter. São muitas as produções da nossa convidada do terceiro episódio da nossa temporada de entrevistas com mulheres que escrevem.
O bom-humor, a inteligência e o olhar atento às ruas aparecem em duas produções lançadas quase que ao mesmo tempo: “Em obras" (2020), livro de poesias nasceu meses antes da coletânea de contos "Papéis" (2021). Além deles, ela publica a newsletter de contos Nina Nina Não. E também editou o livro "Com Dois Pés na Cadeira", da Carolina Dini.
Nina idealizou em 2020 o projeto Palavra do Presidente, uma versão brasileira do Tiny Pricks Project, da artista Diana Weymar, que mobilizou bordadeiras feministas em um protesto contra a forma como o governo na época estava tratando a pandemia.
Em meio a tanta coisa, ela ainda planeja escrever histórias 'macabras’ como a uma mulher de sete metros, uma lenda de Montes Claros - cuja foto abaixo deixamos para apreciação.
Foto: Prefeitura de Montes Claros/Divulgação
Os livros citados neste episódio são:
"Papéis", de Nina Rocha
"Em obras", de Nina Rocha
"Com Dois Pés na Cadeira", da Carolina Dini
"Os tais caquinhos", de Natércia Pontes
"Pássaros na boca e sete casas vazias", de Samanta Schweblin
Participe do sorteio de “Papéis”!
Nós vamos sortear dois exemplares do livro “Papéis” entre as pessoas que apoiam o Posfácio por meio apoia.se/posfaciopodcast. Isso é possível porque o Posfácio faz parte do Time de Leitores da Companhia das Letras, que nos enviou esse livro maravilhoso! Apoiando o Posfácio a partir de R$ 10 por mês, você participa de sorteios de livros exclusivos pra quem apoia financeiramente. Bora?
E você também pode apoiar o Posfácio de diferentes formas: curta nossos perfis nas redes sociais (@posfaciopodcast), faça uma boa avaliação nos tocadores, e compartilhe o podcast. Assim você incentiva a cultura, a literatura, a educação e o jornalismo cultural.
Graças ao apoio, a quarta temporada está sendo editada por Isaac Varzim, do Caos Studio Criativo. Conheça o trabalho dele aqui.
Beijos, Carol e Stefani