Mariana Vogt: literatura com sabor e memória
Fizemos três perguntas para a escritora que está lançando um livro de contos culinários em homenagem a bisavó
Natural de Ijuí, Rio Grande do Sul, a escritora Mariana Vogt lança nesta sexta-feira, dia 15 de março seu segundo livro “Segredos sussurro enquanto a ambrosia cozinha”. O evento é gratuito e será, às 19h, na Fundação Cultural BADESC.
Para falar sobre o trabalho, desde a pesquisa até a publicação do livro, enviei três perguntas pra ela. A ideia é que você ouça e conheça a partir da voz da autora um pouco do seu processo de escrita.
"Segredo sussurro” homenageia o centenário de Carolina, bisavó de Mariana, que dava aulas de culinária para mulheres entre os anos 1950 e 1970. A autora cresceu na confeitaria dos avós e resgatou os livros de receitas.
Carolina escreveu “Quitutes da D.ª Carolina Porciúncula: arte culinária” que servia de apoio aos cursos. Foi esse livro que inspirou a bisneta em suas pesquisas. “Segredos sussurro enquanto a ambrosia cozinha” foi publicado pela Estúdio Semprelo em 2023.
No episódio que gravamos com Flávia Schiochet, da fogo baixo, citamos a Mariana. Ouve aqui:
Mestra e doutoranda em Literatura e graduada em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mariana entrou na literatura em 2020. Dois anos depois, publicou, também pela Semprelo, ‘Eu te sonho: cartas do confinamento’, escrito em coautoria com Fábio Brüggemann.
A escritora tem ainda participações nas antologias ‘Zarpadas: pequenos itinerários em verso e prosa’ (Abarca Editorial) com o poema ‘Escrevo pelo não’, de 2023, e ‘37 escritoras neolatinas contemporâneas’ (Casa Philos) com o pequeno ensaio ‘Interior amarelo tempo: mulheres escritoras de livros de receitas’, publicado no mesmo ano.
O lançamento na Fundação Badesc terá roda de conversa com Donato Marcelo Dreher Heuser, professor na área de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia e Tânia Regina Oliveira Ramos, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Escreve e vai lançar um livro? Manda e-mail pra gente em contato@posfaciopodcast.com.
Atenção!
Já gravamos o primeiro episódio da nova temporada do Posfácio! Continue nos acompanhando que logo tem novidade.
Até lá, você pode maratonar nossos episódios antigos. O mais recente é o Diário de Leitura que a
gravou sobre “A Sociedade da Neve", de Pablo Vierci:Apoie nossa missão!
Fazer jornalismo independente não é tarefa fácil! Pra viabilizar nosso trabalho, buscamos diferentes fontes de recursos financeiros. Uma delas é a nossa campanha de financiamento coletivo. Temos a meta de atingir R$ 1,5 mil por mês em apoio.
Doando a partir de R$ 10 por mês, você concorre a combos de livros de editoras como a Campanhia das Letras, Boitempo e Relicário, que são nossas parceiras, além de obras da literatura catarinense. Essa é a recompensa física. A moral é você incentivar o jornalismo cultural e compromissado com causas sociais, feito por mulheres, e independente! Contamos com você.
Se você não pode apoiar de maneira recorrente, mas quer dar aquela força pontual, faça um Pix para 51571965000175 (CNPJ).
Essas doações nos ajudam muito a bancar as despesas mensais da empresa e nos fortalecem para irmos em busca de projetos e apoios robustos, que financiem produções de qualidade e também nos paguem pelas horas que dedicamos ao Posfácio Hub e a vocês!
A todas as pessoas que já nos apoiam, nosso agradecimento enorme! Vocês não têm ideia do quanto isso é importante e nos motiva a seguir em frente nesse sonho de fazer jornalismo cultural e focado em direitos humanos de maneira independente e com qualidade.
beijos e até a próxima!