Marcelo Labes e as coisas que precisam ser ditas e ouvidas
Autor de Três Porcos e Paraízo-Paraguay é o convidado do Posfácio
Olá, aqui quem escreve é a Carol. Tudo bem?
Em 2008, conheci Marcelo Labes em uma entrevista quando morávamos em Blumenau (SC). Ele estava lançando “Falações", um livro de poemas. Desde então muitos anos se passaram e viramos outras pessoas. Marcelo finalmente foi reconhecido pela produção literária talentosa em 2019 quando foi finalista do Prêmio Jabuti por “Enclave”, mas pouco se falou disso em Santa Catarina.
No mesmo ano, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura e chegou ao 2o lugar no Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional com o livro “Paraízo-Paraguay”. Quase nenhuma linha se disse sobre isso aqui no Estado.
Não sou bairrista, não me entendam mal. Mas todos os livros de Marcelo trazem uma dor varrida pra debaixo do tapete no Vale do Itajaí. Os morros e aquele calor insuportável sufocaram as palavras que remontam à rotina das fábricas têxteis e na sucessão de perdas dos bairros engolidos pelas cheias do Rio Itajaí-Açu.
Achei irônico estarmos em outubro quando saiu esse episódio. A Oktoberfest, que nasceu para afogar qualquer sentimento de falta daquele povo, estampa os jornais. Enquanto a Blumenau de Marcelo sobrevive para pagar as contas e ter o que comer.
Enquanto elogiam-se as fridas e fritz que preenchem a Rua XV de Novembro, a história da imigração crua e real está nas páginas de “Paraízo-Paraguay". As ruas de Blumenau se vestem de verde-amarelo, enquanto sua história foi escrita com vermelho sangue.
Claro, o episódio do Posfácio não fala só disso. Fala de "Três Porcos", um livro em que Marcelo escancara como a masculinidade apequena os meninos. E de “O nome de meu pai", uma homenagem ao pai dele, Alfredo, que faleceu no início do ano. O resultado final é um episódio bonito, revelador e de coisas que precisam ser ditas e ouvidas.
Os livros citados neste episódio são:
“O nome de meu pai”, de Marcelo Labes
“Amor de bicho”, de Marcelo Labes
“Três porcos”, de Marcelo Labes
“Paraízo-Paraguay”, de Marcelo Labes
“Enclave”, de Marcelo Labes
“Trapaça”, de Marcelo Labes
“Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago
Se você gostou desse episódio, considere apoiar o Posfácio! Você pode participar do nosso apoia.se pra deixar esse podcast cada vez melhor. O link é https://apoia.se/posfaciopodcast. A partir de R$ 10 por mês, você participa de sorteios de livros exclusivos pra quem apoia financeiramente o Posfácio. Bora?l