Leia (e apoie) jovens autores e autoras!
O desafio de escrever e publicar o primeiro livro é o tema do episódio mais recente do Posfácio, com Gabriel Maschio
Desde que sabe escrever, a Stefani Ceolla sempre teve diários e caderninhos em que não apenas anota fatos do dia a dia, mas também desabafa, em forma de palavras. Com o passar do tempo, esses cadernos se tornaram um exercício de escrita, mas ela raramente mostra pra alguém. E acha que nunca tornará seus escritos públicos (a não ser os jornalísticos, que ela se orgulha de verdade de fazer).
A Carol Passos também sempre teve essa relação muito próxima com a escrita, e suas crônicas, cheias de sentimentos e muito intimistas, agora estão no mundo pra quem quiser ler, aqui no blog. Nós já falamos sobre nessa relação com a escrita num dos primeiros episódios do Posfácio, que você pode ouvir aqui.
Mas se já é difícil pra nós escrever e ter coragem de mostrar o que escrevemos, que temos a escrita como profissão, sendo jornalistas, imagina pra quem tá se arriscando nessa história pela primeira vez? Imagina como é ter a disciplina e o talento necessários pra escrever um livro, e a coragem e espaço para publicar?
Foi para falar sobre isso que chamamos pro episódio mais recente do Posfácio o Gabriel Maschio, que em 2021 publicou seu primeiro romance, “Cicatrizes Solares”. Ouça agora:
Natural de Rio do Sul, interior de Santa Catarina, Gabriel vive e trabalha em Florianópolis. Graduado em Relações Internacionais, mestre em Sociologia Política e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem artigos publicados em revistas científicas. Na literatura, tem publicado poesias e outras narrativas em meios digitais variados e redes sociais. Em 2021, também participou do projeto para novos escritores e roteiristas “Dos Filmes Que Ainda Não Fizemos”.
Além do trabalho de Gabriel, conversamos sobre como apoiar projetos no Catarse pode ajudar a fomentar autores e autoras que não estão conectados a grandes editoras, e citamos outros nomes, como Felipe Parucci, autor de quadrinhos, Nina Rocha e seus contos e poesias, Galvão Bertazzi, que escreve livros infantis, Lilian Sais, poeta, o premiado autor ceciliense Caléu Nilson Moraes, e o posfaceiro Chris Von Koenig, que também escreve poesias e romance.
Os livros citados neste episódio são:
“Cicatrizes Solares”, Gabriel Maschio
“Paraíso Paraguay”, Marcelo Labes
“Ruína y leveza”, Julia Dantas
“No útero não existe gravidade”, Dia Nobre
“Cães”, Julia Grilo
“Primeiro eu tive que morrer”, Lorena Portela
“O Rio antes do Rio”, Rafael Freitas da Silva
“Torto Arado”, Itamar Vieira Junior
“Feriado de mim mesmo”, Santiago Nazarian
“A morte sem nome”, Santiago Nazarian
(lembrando que, comprando os livros por meio desses links, vocês nos ajudam a ser sócias do Bezos)
Mais do que incentivar pessoas que se escrevem a buscar publicarem suas obras, esse episódio é também um convite para que estejamos todas atentas e atentos aos novos nomes da nossa literatura, e a incentivar aquele escritor ou escritora mais próximo de você!
Beijos e até a próxima!