Jeferson Tenório e Paulo Scott no Posfácio!
Eles conversaram com a gente sobre temas que atravessam sua literatura. Agora o Posfácio recebe até vencedor do Jabuti, pensa o quê!
Desde que essa terceira temporada do Posfácio começou, a gente costuma dizer que temos falhado miseravelmente em fingir costume diante de tantas autoras e autores que admiramos muito, podendo conversar com elas sobre temas que nos tocam quando lemos seus livros. A gente também diz, desde sempre, que esse é um podcast de duas amigas que gostam de falar sobre livros. Não somos críticas literárias, não somos especialistas, somos apenas leitoras. E achamos que é por isso que o podcast tá indo tão bem entre as pessoas que nos ouvem. Nós somos iguaizinhas a vocês, que gostam de ler e trocar ideia sobre isso. Apenas!
Mas eis que essas duas posfaceiras aqui resolveram fazer uma temporada convidando escritoras e escritores pra participar. Partindo do princípio de que o não a gente já tinha, saímos enviando e-mail pra muita gente que queríamos muito que estivessem aqui. No meio dessa doideira, pensamos que seria interessante juntar os premiados Jeferson Tenório e Paulo Scott no mesmo episódio, pra falar sobre seus livros “O avesso da pele” e “Marrom e amarelo”, respectivamente. E pra nossa surpresa, não é que rolou?
Vocês precisam ouvir:
Precisamos dizer que esse episódio teve um trabalho fera de edição do nosso querido Isaac Varzim - e que isso só é possível graças às pessoas que nos apoiam financeiramente. Você ainda não apoia? Corre lá!
Sobre os autores
Jeferson Tenório é carioca radicado em Porto Alegre, graduado em Letras e mestre em Literaturas Luso-africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de “Estela sem Deus” (2018), e “O avesso da pele”, de 2020, pelo qual recebeu o Jabuti em 2021.
Paulo Scott nasceu em Porto Alegre e é radicado em São Paulo. É formado pela Faculdade de Direito da PUC-RS e mestre em Direito Público pela UFRGS. Seu livro de estreia, “Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros”, foi lançado em 2001. Em 2004, Paulo foi um dos três finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura com o livro de contos “Ainda orangotangos”, adaptado posteriormente para o cinema. Paulo é autor de cinco romances – entre eles “Marrom e Amarelo” e “Habitante irreal” –, um livro de contos, sete de poesia e o romance gráfico “Meu mundo versus Marta”, em parceria com Rafael Sica. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA e Açorianos de Literatura, entre outros. Com “Marrom e Amarelo”, livro de 2019, Paulo ficou entre os 13 autores semifinalistas do International Booker Prize, que reconhece o melhor livro de ficção traduzido e publicado no Reino Unido.
Os livros citados neste episódio são:
“O beijo na parede”, Jeferson Tenório
“Estela sem Deus”, Jeferson Tenório
“O avesso da pele”, Jeferson Tenório
“Marrom e Amarelo”, Paulo Scott
“O ano em que vivi de literatura”, Paulo Scott
“Habitante irreal”, Paulo Scott
“Voláteis”, Paulo Scott
“Ainda orangotangos”, Paulo Scott
“Meu mundo versus Marta”, Paulo Scott e Rafael Sica
“Se a rua Beale falasse”, James Baldwin
“Colorismo”, de Alessandra Devulsky
FICA, VAI TER SORTEIO!
Os livros “Marrom e Amarelo”, do Paulo, e “Estela sem deus”, do Jeferson, são as próximas obras sorteadas entre as pessoas que apoiam financeiramente o Posfácio. Com apenas R$ 10 por mês, você participa de sorteios exclusivos de livros. Além disso, incentiva o nosso trabalho, o jornalismo cultural, a literatura e a educação. Se puder, dá um pulo lá no nosso Apoia.se. O sorteio será no dia 1° de outubro.
Se não puder ajudar financeiramente, tudo bem, a gente entende! E avisa que custa zero reais nos seguir nas redes sociais (@posfaciopodcast), curtir e compartilhar nosso trabalho, e dar aquelas cinco estrelas bonitas nos tocadores.
Beijos!
Stefani e Carol