Em outubro tem Festival Literário da UFSC em homenagem a Salim Miguel - e nós estaremos lá!
No dia 15 de outubro, das 9h às 11h, temos uma roda de conversa com Alê Motta e Márcio Makendorf
Um tempo atrás, a professora Eliane Debus nos procurou com um convite irrecusável: mediar uma roda de conversa na segunda edição do Festival Literário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Flufsc.
Era irrecusável por muitos motivos: primeiro porque a gente admira muito a professora Eliane. Hoje secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, ela é docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Tradução. É líder do Literalise: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, e super envolvida com esse assunto. Eliane também é escritora.
Depois, porque a gente tem uma relação muito próxima com a universidade, onde estudamos. O terceiro motivo é a própria roda de conversa, que será composta por Alê Motta e Márcio Makendorf. E por último, mas não menos importante, não podíamos recusar o convite porque esta edição do Flusc celebra o centenário de Salim Miguel. Viva!
O evento será realizado no campus da Trindade da UFSC, em Florianópolis, entre os dias 14 a 16 de outubro. A programação tem muita coisa interessante relacionada ao Salim. No dia de abertura, tem roda de conversa com a diva Regina Dalcastagnè (que eu não conheço, mas considero pra caramba), com Godofredo Neto (o catarinense na Academia Brasileira de Letras), e com a queridíssima professora Luciana Rasser, com mediação da Ana Lice Brancher.
Tem ainda uma roda imperdível chamada “Conversas em torno de Salim Miguel” com os escritores catarinenses que o conheceram muito bem Amilcar Neves e Alcides Buss, e mediação do querido Fernando Boppré.
Nossa roda de conversa!
Nossa roda de conversa - minha e da Carol Passos com Alê e Márcio - será no dia 15 de outubro, terça-feira, das 9h às 11h, no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Marcio Markendorf é professor, pesquisador e escritor. É autor da novela “Soy loca, Lorca, feito um chien no chão”, publicada pela Urutau em 2019. Em parceria com Adriano Salvi, publicou o livro de mininarrativas “Microcontando” pela Caiaponte Edições, em 2019, via lei de incentivo à cultura de Balneário Camboriú. Lançou o volume de microliteratura “Ainda estavam lá”, em 2021, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à cultura, projeto colaborativo com Adriano Salvi e André Ricardo Aguiar.
Alê Motta nasceu em São Fidélis, interior do estado do Rio de Janeiro. É arquiteta formada pela UFRJ. Participou da antologia “14 novos autores brasileiros”, organizada pela escritora Adriana Lisboa. É autora de “Interrompidos”, de 2017, e de “Velhos”, de 2020, ambos publicados pela Editora Reformatório. Já falamos sobre “Velhos” neste episódio do Posfácio:
Sobre o Festival Literário da UFSC
O Festival está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro para Feira de Livros, que contará com mesas de lançamentos e sessão de autógrafos, além de participação de editores na exposição de obras literárias. A programação e os links de inscrição estão disponíveis na página do evento.
O Flufsc oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio de novidades na produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.
A iniciativa é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da UFSC e busca provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.
A gente se vê lá!
Cadê o Posfácio?!
A sexta temporada do Posfácio chegou ao fim, mas você pode aproveitar e maratonar os episódios antigos. Tem muita conversa entre amigas e com autoras e autores que adoramos! Enquanto a próxima temporada não chega, fica aquele pedido maroto!
Nossas temporadas costumam ter no máximo dez episódios porque é que conseguimos fazer com a grana que temos pra edição. Nosso recurso, atualmente, vem apenas da campanha de financiamento coletivo no apoia.se. Temos a meta de conseguir R$ 1,5 mil por mês pra viabilizar os episódios, as compras de livros que precisamos ler e também os custos da firma Posfácio Hub - mas estamos bem distantes do valor necessário.
Então precisamos dar um tempo entre uma temporada e outra, organizar a casinha, guardar grana e colocar as leituras em dia pra, aí então, começarmos a produzir a próxima.
Nem passa pela nossa cabeça parar, mas pra manter esse trabalho - sim, é trabalho! - a gente precisa de apoio. Então fica aqui, mais uma vez, o nosso pedido: doando a partir de R$ 10 por mês, você apoia o jornalismo cultural, independente, feito por mulheres, e ainda concorre a livros todos os meses. Se puder nos ajudar com qualquer outro valor, ou com uma doação única via Pix (51571965000175 - CNPJ), também tá valendo!
E, se não der pra doar, a gente entende, mas lembra que custa zero reais fazer o famoso boca a boca e falar da gente por aí, compartilhar os episódios, dar aquela engajada nas redes sociais. Podemos contar com você?
Obrigada por nos acompanhar até aqui!
Lembre de seguir o Posfácio nas redes sociais e nos tocadores, fazer aquela avaliação bacana, e interagir com a gente!
Bjos e até a próxima =)
Muito obrigado, Stefani! Estava justamente aguardando abrirem as inscrições para o Festival. Pena que todas as conversas sejam em horário de trabalho.