Elena Ferrante e a experiência da ausência
Na série de reprises do Posfácio, você pode ouvir novamente o episódio com Fabiane Secches
Republicamos nesta sexta-feira um dos episódios mais ouvidos da história do Posfácio: a entrevista com a psicanalista, crítica literária e tradutora de literatura Fabiane Secches. Nesta série de reprises, não poderíamos deixar a italiana Elena Ferrante de fora. E Fabiane é um das pessoas que mais conhecem a obra da escritora.
Fabiane, uma referência em crítica literária brasileira, é autora de "Elena Ferrante: uma longa experiência de ausência" (editora Claraboia, 2020), além de ter inúmeros ensaios e artigos sobre os livros da autora italiana. Embora a conversa republicada seja de 2023, a relevância de Ferrante para a literatura mundial segue incontestável. Sua escrita continua conquistando leitores em todo o mundo.
Durante a conversa, abordamos o tema da ausência na obra de Ferrante, um elemento que atravessa todos os seus livros — começando pelo próprio anonimato da escritora, que se mantém por trás de um pseudônimo. Falamos também sobre Lila, a narração de Lenu e outros aspectos presentes na tetralogia “Amiga Genial” e em outros livros da italiana. Revisitar essa entrevista me fez refletir sobre como minha percepção dessa história mudou ao longo do tempo, à medida que amadureci e passei a enxergar o mundo de outras formas.
Concluir a série “My Brilliant Friend”, inspirada na tetralogia e cuja quarta e última temporada foi ao ar em 2024, também trouxe novas camadas à minha interpretação. Passei a ver as personagens femininas com mais profundidade, compreendendo melhor suas falhas, silêncios e complexidades.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F89910808-16d5-4a46-a148-1a334ddd527a_1920x1280.jpeg)
A obra de Ferrante nos permite observar, com atenção, a densidade de seus personagens e suas contradições, além da presença marcante do bairro e de uma Nápoles violenta e pulsante. Esses cenários não apenas influenciam as ações dos personagens, como também moldam seus destinos e limitam sua liberdade. Convido vocês a ouvirem o episódio e compartilharem suas percepções nos comentários.
Ah, e se tiverem um tempinho: há alguns anos escrevi no meu blog pessoal sobre a obra de Elena Ferrante. Eu havia acabado de ler “A Vida Mentirosa dos Adultos” e estava completamente fascinada pela escrita da autora italiana. Embora minhas percepções tenham mudado ao longo do tempo, fico feliz por tê-lo escrito no calor dessa obsessão que Elena Ferrante havia se tornado pra mim.
Acho que era isso :)
Nossa série de férias continua. Acompanhe as próximas reprises:
31/1 - Sobre "Mata Doce"
7/2 - Sobre "Copo Vazio"
14/2 - Sobre “Humanos exemplares”
21/2 - Sobre "Suíte Tóquio"
28/2 - Sobre "Pequena Coreografia do Adeus"
7/3 - Sobre "Torto Arado"
14/3 - Sobre "Não fossem as sílabas do sábado"
21/3 - Sobre "Em agosto nos vemos"
Boas notícias e um pedido!
Encerramos 2024 com duas boas notícias que queremos compartilhar com você! O episódio especial Literatura Submersa, que conta a história de como a enchente no Rio Grande do Sul teve impacto no meio literário, ficou em terceiro lugar na categoria Reportagem Nacional do Prêmio Banrisul e Associação Riograndense de Imprensa (ARI) de Jornalismo. Essa conquista, para nós, é gigante!
Somos um projeto de jornalismo independente, feito por duas mulheres e financiado por ouvintes. E concorremos com grandes veículos de comunicação, que fazem um trabalho fundamental no jornalismo regional e nacional. Foram mais de 300 trabalhos inscritos, e a gente ali.
E não é só isso!
No apagar das luzes de 2024, recebemos a notícia de que o episódio também é finalista do 4° Prêmio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI/Ocesc) na categoria áudio! Ficamos muito felizes por essa nomeação e pelo reconhecimento. Isso nos estimula a contar histórias como essas e a seguir em frente com o Posfácio Podcast.
Para 2025, temos a meta de conseguir R$ 1.500 por mês para viabilizar temporadas mais longas, episódios mais frequentes, e manter nossas contas em dia. Então, se puder falar da gente por aí, compartilhar os episódios e nos apoiar financeiramente (pelo apoia.se), agradecemos muito! Doando a partir de R$ 10, você financia nosso trabalho e concorre a combos de livros todos os meses.
Também é possível fazer apoios pontuais, de qualquer valor, via PIX. A chave é 51571965000175 (CNPJ).
Muito obrigada por acompanhar nosso trabalho!
Bjos,
Carol
Doido pra ver a série, mas com receio porque ainda não li o livro. Vocês recomendam ver mesmo assim?