Ana Maria Gonçalves e Ana Maria Machado integram programação do Festival Literário Internacional de Pomerode
Evento gratuito acontece entre 9 e 13 de agosto em Santa Catarina
Com a curadoria do escritor Carlos Henrique Schroeder, o FLIPomerode —Festival Literário Internacional de Pomerode — receberá grandes nomes da literatura nacional e internacional em Santa Catarina entre 9 e 13 de agosto. A programação é gratuita e inclui mesas com escritoras como Ana Maria Gonçalves, autora de “Um Defeito da Cor", e a Ana Maria Machado, de “Tropical Sol da Liberdade". Os ingressos para todo o evento são limitados e precisam ser reservados neste link. Separamos alguns destaques caso você queira ir a Pomerode conferir.
Pra nós, os grandes nomes da programação são as duas Ana Marias, cujas trajetórias são de impacto na literatura brasileira. O livro de Ana Maria Gonçalves, “Um Defeito da Cor", por exemplo, está na lista dos 200 livros para compreender o Brasil. Enquanto Ana Maria Machado é uma das poucas mulheres que ocupam uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. A autora tem uma ampla produção, principalmente de títulos infanto juvenis, e conquistou três prêmios Jabuti ao longo da carreira.
Outro ponto de destaque são os nomes internacionais e a programação bilíngue com tradutores. Além de tudo, haverá uma série de apresentações musicais e leituras para crianças.
Esperamos que a FLIPomerode conquiste um espaço no calendário nacional de eventos literários. Além disso, também torcemos para que o festival inspire outros municípios catarinenses a promoverem mais iniciativas que incentivem o contato de leitores com importantes nomes da escrita.
Integração entre Brasil e Alemanha
O FLIPomerode promove a conexão entre a literatura alemã e a brasileira. Sylk Schneider, escritor, curador e pesquisador alemão, autor de "Viagem de Goethe ao Brasil", participa de um debate com o tradutor brasileiro Marcelo Backes. Será no sábado (12/8) a partir das 16h com mediação de Daniel Martineschen
Ainda no sábado, às 19h, a escritora Uljana Wolf, vencedora de mais de 20 prêmios literários e autora de "Nosso amor de trincheira nosso amor de fronteira", fará um debate com o brasileiro Paulo Henriques Britto, com mediação do tradutor Guilherme Gontijo Flores.
Catarinenses
Entre os destaques, no domingo (13/10) haverá uma mesa sobre "Prosa, poesia: SC" composta pelos catarinenses Marcelo Labes, autor de "Paraízo-Paraguay", e Isadora Krieger, de “Tanatografia da mãe", Luciana Tiscoski, de “Área de broca”, e Demétrio Panarotto, de "Navalha".
Veja abaixo o que achamos imperdível nos cinco dias do FLIPomerode. Clique aqui e confira a programação completa.
Destaques do Posfácio
10/8, 19h30min
“A voz de Kehinde”: mesa especial com Ana Maria Gonçalves, no Teatro Municipal de Pomerode.
Mediação de Clarice Fortunato.
Uma conversa em torno de “Um defeito de cor”, o livro de Ana Maria Gonçalves que venceu o Prêmio Casa de las Américas e está na lista da Folha de São Paulo como o sétimo entre os 200 livros mais importantes para entender o Brasil (e considerado por Millôr Fernandes o livro mais importante da literatura brasileira do século XXI). Este clássico contemporâneo conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia. O livro inspirou, em 2022, uma exposição homônima no Museu de Arte do Rio (MAR), com curadoria de Amanda Bonan, Marcelo Campos e da própria Ana Maria Gonçalves. Em 2024 o livro será o tema do desfile da Portela no grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro.
Indicação: a partir dos 12 anos.
***
11/8, 19h30min
“Um mapa todo seu”: uma mesa em homenagem a Ana Maria Machado, no Teatro Municipal de Pomerode.
Mediação de Vanessa Gonçalves.
Um percurso sobre a vida e a obra de uma das mais versáteis e consagradas escritoras brasileiras: Ana Maria Machado já lançou mais de cem livros, entre infantis, juvenis, romances e ensaios, publicados em vinte idiomas e vinte seis países. São mais de vinte milhões de exemplares vendidos e prêmios como o Hans Christian Andersen (o Nobel da literatura para crianças), o Jabuti (venceu três vezes), o Príncipe Claus (Holanda) e o Iberoamericano SM. Ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu em 2012 e 2013.
***
12/8, 19h
Entre a poesia e a tradução: debate com Uljana Wolf (Berlim, Alemanha) e Paulo Henriques Britto (Rio de Janeiro/RJ), no Teatro Municipal de Pomerode.
Mediação de Guilherme Gontijo Flores e leituras de Ricardo Pozzo
Debate com tradução simultânea.
A multipremiada poeta e tradutora alemã Uljana Wolf e o lendário poeta e tradutor brasileiro Paulo Henriques Britto compartilham suas experiências, influências e visões sobre a poesia e a tradução em uma mesa repleta de línguas, sentidos e significados.
Uljana já recebeu mais de vinte prêmios e bolsas por seus livros de poesia, ensaio e suas traduções. Autora mais jovem a receber o prêmio Peter Huchel (o mais prestigioso para a poesia em língua alemã), teve seu livro “Nosso amor de trincheira nosso amor de fronteira” lançado no Brasil em 2019 pela editora Moinhos. Sua obra já foi traduzida para mais de 12 idiomas.
Paulo é autor de livros de poesia, como “Formas do nada” (2012) e “Nenhum mistério” (2018), e de contos, como “Castiçal florentino” (2021). Recebeu os prêmios Portugal Telecom, APCA, Alphonsus de Guimaraens (duas vezes), Alceu Amoroso Lima, Bravo! Prime de Literatura e Jabuti.
***
12/8, 19h30
Performance “A Máquina e o Humano: música ao vivo para o filme Metrópolis” com Diogo de Haro (Florianópolis/SC), na Sala Cineclube.
Espetáculo musical criado por Diogo de Haro para o filme de ficção científica mais influente da história do cinema: “Metrópolis” (1927) de Fritz Lang. O drama expressionista é exibido na íntegra, enquanto o músico interpreta sonoramente a narrativa do filme, combinando música aos elementos de sonoplastia e efeitos sonoros. Este ambiente transdisciplinar (música-cinema-performance) possibilita uma apreciação renovada de um clássico que influenciou e foi referência por gerações mundo todo.
Duração: 2h30min
Indicação: a partir de 12 anos.
***
13/8, 15h
Escrever para (e com) crianças: um encontro (culinário e divertido) com Guilherme Karsten (Blumenau/SC), na Märchenhaus
Um bate-papo descontraído com Guilherme Karsten, escritor e ilustrador com livros lançados em mais de 15 idiomas e que conquistaram reconhecimento e prêmios como a Placa de Ouro da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” (Brasil) em 2021.
Durante e após a conversa, será servido um delicioso café e cucas.
***
13/8, 9h às 14h
"Vamos fazer um livro?" Oficina de escrita, pintura e encadernação com o coletivo Papel do Mato (Rodeio/SC), na Sala das Oficinas
Que tal escrever uma história ou um poema e então ilustrar e encadernar e... Plim! Ter um livro escrito, ilustrado e encadernado em cartonaria prontinho em mãos. Indicação: a partir de 11 anos. Duração: 3 horas. Mentores: Cristiano Moreira, Jackson Chiappa e Patrícia Costa.
13/8, 11h
"Um sem fim de histórias" por Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube
Narração de histórias bilíngue português-alemão a partir dos contos para jovens e crianças do autor alemão Michael Ende. Indicação: a partir dos nove anos.
13/8, 17h
“Prosa, poesia: SC”: mesa com Luciana Tiscoski (Florianópolis/SC), Marcelo Labes (Blumenau/SC), Demétrio Panarotto (Chapecó/SC) e Isadora Krieger (Balneário Camboriú/SC), na Sala Cineclube
Quatro grandes nomes da nova geração catarinense debatem sobre seus livros e também sobre os amores e os humores de viver e escrever em Santa Catarina.
Luciana Tiscoski é doutora em Literatura pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com estágio em doutorado na Université Paris X - Nanterre, França, e pós-doutorado em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica) pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Autora de “Área de broca”, livro semifinalista do Prêmio Oceanos 2022. Marcelo Labes publicou “Três porcos”, vencedor do Prêmio Machado de Assis em 2021 e “Paraízo-Paraguay”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020. Seu livro de poemas “Enclave” foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019. Seu último livro é o celebrado “Deus não dirige o destino dos povos”. é músico, roteirista, escritor e professor universitário. É doutor em Literatura pela UFSC e professor de roteiro no curso de Cinema da UNISUL. Publicou mais de dez livros, com destaque para “Ares condicionados”, “Mas é isso, um acontecimento?” e “Tratamento de imagem”. Isadora Krieger publicou “Explorações Cardiomitológicas”, semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura 2019, e do aclamado “Tanatografia da mãe”, publicado em 2022 e já na segunda edição. Também lançou “O wi-fi da igreja é muito fraco” e “Memória da Bananeira”. Já ministrou oficinas de escrita em São Paulo (SP), São Carlos (SP) e Belo Horizonte (MG).
***
Apoie o jornalismo independente
Encerramos a quarta temporada do Posfácio e estamos trabalhando em uma série especial que vem muito aí! Ainda não podemos dar muito spoiler, mas a gente tá trabalhando muito pra entregar um conteúdo que, acreditem, tá em falta e é fundamental. Enquanto isso, você pode maratonar os episódios do Posfácio e continuar incentivando nosso trabalho!
Você conhece nossa campanha de financiamento coletivo?
Corre lá no apoia.se/posfaciopodcast. A partir de R$ 10 por mês, você concorre mensalmente a livros maravilhosos!
E você também pode apoiar o Posfácio de outras formas: curta nossos perfis nas redes sociais (@posfaciopodcast), faça uma boa avaliação nos tocadores, e compartilhe o podcast. Assim você incentiva a cultura, a literatura, a educação e o jornalismo cultural.
Participe de nossa pesquisa!
Estamos buscando sempre melhorar, por isso, pedimos a sua ajuda para responder uma pesquisa rápida. Uma das maneiras de contribuir para o desenvolvimento de produtos jornalísticos melhores é a opinião do público — ou seja, é super importante pra gente saber o que você pensa. Todas as respostas são anônimas, portanto, pode responder sem medo de identificação.
Caso tenha chegado aqui por algum compartilhamento, visite a Posfácio News aqui.
Um beijo!
Carol e Stefani